Exposição

Bunkyo conta 60 anos de história em mostra fotográfica

Vereador Aurélio Nomura presidiu abertura oficial da mostra que permanecerá na Câmara Municipal de São Paulo  até o dia 13 de novembro

” Hoje estamos comemorando uma exposição que mostra a saga da imigração japonesa”. A afirmação foi feita pelo vereador Aurélio Nomura, presidente da Cerimônia de Abertura da  exposição “Bunkyo: 60 anos- Sua trajetória”, na manhã desta segunda-feira (9/11) na Câmara Municipal de São Paulo.

Com 270 fotos  que retratam atividades realizadas desde a fundação da a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Bunkyo (abreviatura do nome japonês), a exposição  faz parte da comemoração pelos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e do Centenário de instalação do Consulado Geral do Japão em São Paulo na Câmara Municipal de São Paulo.

Presidida pelo vereador Aurélio Nomura, a mesa contou com as autoridades que reforçaram a importância da instituição: a  vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Bunkyo, Teruco Araki Kamitsuji;  o  presidente de honra , Kihatiro Kita; o presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Nishio e o vice presidente da Federação da Associações de Províncias do Japão no Brasil, Eike Shimabukuro.

Outros representantes que também prestigiaram a exposição foram: a curadora da exposição, Célia Abe Oi; o presidente do Cotia Seinem Renraku  Kyoguikai,  Susumu Maeda;  o presidente da Associação das Províncias de Koochi-Ken,  Arnaldo Katayama e a presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social,  Júlia Tsunashima.

Para o vereador Aurélio Nomura, o evento é o primeiro de muitos que serão promovidos para comemorar os 120 anos de amizade entre os dois países. “O artigo 1º do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio, antevendo essa força, dizia que o Brasil e o Japão seriam unidos pela amizade eternamente. Agora estamos comemorando isso, por meio dessa exposição que retrata um pouco a saga da imigração japonesa”, disse o parlamentar.

Sobre o Bunkyo

Fundada em  17 de dezembro de 1955, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Bunkyo é mantida graças às mensalidades pagas pelos associados (pessoas físicas e jurídicas), doações e aluguéis dos auditórios, salas e salões. Suas atividades são mantidas por  32 comissões temáticas formadas por associados-voluntários, focadas em organização dos eventos anuais e especiais, recepção a autoridades e administração das instalações culturais (Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Pavilhão Japonês, Biblioteca e Centro Esportivo Kokushikan Daigaku).

Passados 60 anos, 12 presidentes se sucederam no comando da entidade que também lidera a organização de recepções e homenagens às autoridades japonesas visitantes e promove encontros com representantes de diversos setores do governo ou da iniciativa privada do Japão. Em abril deste ano, a presidência foi assumida por  Harumi Arashiro Goya, a primeira mulher a presidir a entidade.

A exposição fotográfica sobre o Bunkyo prossegue até o dia 13 de novembro, no Hall da Câmara Municipal, das 8h às 18h.

 

 

Rolar para o topo