Brasil-Japão

Câmara de SP homenageia os 120 Anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão

Realizada no Salão Nobre, com a presença de mais de 400 pessoas, Sessão Solene marcou também o Centenário de Instalação do Consulado Geral do Japão em São Paulo

Quase três meses após ter sido instalada, a Comissão de parlamentares criada para organizar as comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e pelo Centenário do Consulado Geral do Japão em São Paulo cumpriu na noite desta terça-feira (10/novembro) sua missão com a realização de uma Sessão Solene no Salão Nobre Presidente João Brasil Vita da Câmara Municipal de São Paulo.

Presidida pelo vereador Aurélio Nomura e formada pelos vereadores Ushitaro Kamia (vice-presidente), George Hato e Masataka Ota, a Comissão contou com a parceria dos deputados federais Keiko Ota e William Woo e dos deputados estaduais Hélio Nishimoto e Jooji Hato para a realização do evento que contou com a participação de mais de 400 c0nvidados.

Uma apresentação de Taikô marcou o início da Sessão Solene, prestigiada pelo Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, por representantes da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social Bunkyo, Aliança Cultural Brasil Japão e Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo Enkyo, além de 18 homenageados indicados pelos parlamentares integrantes da comissão organizadora do evento.

Em seu discurso, o vereador Aurélio Nomura ressaltou o exemplo de fibra e coragem dos imigrantes japoneses em terras brasileiras. “Nós, descendentes daqueles pioneiros, já estamos na quinta geração e formamos uma comunidade com mais de 1,5 milhão de pessoas. Este é, sem dúvida, o maior e mais rico legado que japoneses deixaram neste País que os acolheu, transmitindo a seus filhos a importância da educação, o valor do trabalho e a determinação de nunca desistir.”

O parlamentar do PSDB destacou a escolha de Nelson Kioshi Nakada e de Oswaldo Kazumi Takata como seus homenageados. “Em nome dos dois quero homenagear todos os filhos e netos de japoneses que foram muito além dos artigos do Tratado e Amizade Brasil Japão e se dedicam em nosso País às ações sociais voltadas para a população mais necessitada, num trabalho que faz a diferença e contribui ainda mais para o reconhecimento da comunidade japonesa pela sociedade brasileira. ”

Na opinião do cônsul Takahiro Nakame, eventos como o realizado pela Câmara Municipal de São Paulo confirmam o reconhecimento da história de amizade entre os dois países. “Sem dúvida São Paulo é palco de grandes momentos e todas essas iniciativas da Câmara nos dão a oportunidade de resgatar essa rica história”, declarou.

O vereador Aurélio Nomura encerrou seu discurso afirmando ter certeza de que nesses 120 anos de amizade entre o Brasil e o Japão representam apenas o meio de uma jornada cujos laços poderão se ampliar ainda mais com o fortalecimento dos elos culturais e em favor de um mundo mais humanizado voltado para a cultura da paz.

Rolar para o topo