Debate

Abusos no primeiro emprego é tema de subcomissão instalada na Câmara de São Paulo

Requerida e presidida pelo vereador Aurélio Nomura, a subcomissão discutirá os abusos sofridos pelos jovens no primeiro emprego

Na manhã desta quarta-feira, 16, foi instalada na Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo a Subcomissão do Primeiro Emprego na qual os vereadores farão uma ampla discussão e análise das práticas abusivas, verificadas no setor de alimentação e serviços, na contratação de adolescentes em seu primeiro emprego. Para presidir os trabalhos foi eleito o vereador Aurélio Nomura (PSDB).

De acordo com o vereador Nomura a instalação desta subcomissão é muito importante para que estes jovens não sofram mais nenhum tipo de assédio ou discriminação. “Sabe-se que muitos estabelecimentos como restaurantes, fast-foods e buffets, por exemplo, não respeitam as normas do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a Legislação trabalhista, sobrecarregando os jovens”, explicou.

A subcomissão vai convidar representantes de diferentes instituições para prestarem esclarecimentos à Câmara. De acordo com o requerimento do presidente, vereador Aurélio Nomura, serão convidados representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/SP, da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes – COODINFÂNCIA e do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart-Hotéis, Flats, Pensões, Hospedarias, Pousadas, Restaurantes, Churrascarias, Cantinas, Pizzarias, Bares, Lanchonetes, Sorveterias, Confeitarias, Docerias, Buffets, Fast-Foods e Assemelhados de São Paulo e Região – SINTHORESP.

Rolar para o topo