Audiência Pública
Projeto da Prefeitura quer transformar lagos dos parques em piscinões
Locais que hoje são importantes espaços de lazer e de preservação ambiental serão usados para receber água das enchentes
Onze parques de São Paulo que hoje funcionam como espaço de lazer e são importantes áreas verdes da cidade correm o risco de se transformar em piscinões, recebendo as águas das enchentes e todos os resíduos que carregam. Essa transformação dos parques públicos, que hoje são locais de lazer e abrigam uma variada fauna e flora, em verdadeiras latrinas da cidade está prevista no projeto “Amortecimento de Cheias em Lagos de Parques Municipais”. O plano, que foi apresentado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB) à Secretaria Municipal do Verde Meio Ambiente (SVMA), será alvo de audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento convocada pelo vereador Aurélio Nomura, líder do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo.
Os lagos previstos para funcionar como piscinões e aliviar as enchentes são os do Parque do Ibirapuera, do Carmo, Jacques Cousteau, Piqueri, Cidade de Toronto, Alfredo Volpi, Burle Marx, Luz, Aclimação, Anhanguera e Chico Mendes. “Além de transformar esses lagos em depósito de detrito de todo tipo trazidos pelas águas da chuva, também acabará com o ecossistema”, alertou o vereador Aurélio Nomura.
O parlamentar citou como exemplo o Parque da Aclimação que há dois anos sofreu com o transbordamento do lago após forte chuva. “Aquele lago na realidade é um piscinão, por isso, quando ocorrem cheias no entorno, toda água é levada para o lago. O mesmo querem fazer com os demais lagos da cidade, acabando com toda a avifauna da região. Não podemos deixar que transformem esses lagos em piscinões”, explicou.
Serão convidados para participar da audiência representantes da Secretaria de Infraestrutura Urbana, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), os Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades) de Pirituba e Butantã, Movimento de Parque Toronto Eu Te Quero Vivo, Conselhos Gestores dos Parques Cidade de Toronto, Alfredo Volpi e Burle Marx, além do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
A data da audiência pública ainda não foi definida, mas deve ocorrer dentro dos próximos 20 dias.