Audiência Pública
Enchentes e melhorias viárias na avenida Abraão de Morais são discutidas em audiência
Obras que tiveram início em 1984 geram muitos transtornos a moradores e comerciantes locais
O vereador Aurélio Nomura, líder do PSDB na Câmara, realizou através da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal uma audiência pública na noite da última quinta-feira, 23 de junho, para debater com a população e autoridades propostas para solucionar os problemas com as enchentes e melhoramentos viários da Avenida Professor Abraão de Morais, na zona sul da capital.
A região foi afetada com as chuvas intensas do começo do mês de junho, que provocaram desabamento de um pontilhão do Córrego Ipiranga e o solapamento do asfalto na altura do cruzamento entre a Avenida Professor Abraão de Morais e a Rua Dom Bernardo Nogueira.
Os moradores alertam que em todo entorno do Córrego do Ipiranga há riscos de desabamentos. “Era evidente que aquela área iria cair, todos sabem que as pontes estão baixas e com estrutura prejudicada. Toda esta situação poderia ter sido evitada se tivéssemos mais atenção da prefeitura para realização de uma obra mais completa”, afirmou o advogado Giacinto Cosimo Cataldo.
De acordo com o representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURBE), Ariovaldo José Pereira, foram iniciadas obras emergências para amenizar os estragos causados pela chuva e transbordamento do córrego, mas a obra completa de drenagem acaba de passar por processo de licitação e aguarda verbas para iniciação.
“Estão planejadas adequações hídricas nos córregos da região com canalizações, construções e reformas em reservatórios. Pretendemos ampliar a Lagoa Aliperti para receber esta água e evitar as enchentes. Esse dinheiro para execução das obras vem do Governo Federal, já recebemos autorização para análise de custos, mas se até a liberação da verba se nós já tivermos o recurso, podemos executá-las e seremos ressarcidos depois”, disse.
O vereador Aurélio Nomura (PSDB), autor do requerimento e presidente da audiência, sinalizou que a Comissão de Finanças deve direcionar no próximo orçamento para 2017 os recursos suficientes para execução da obra.
“É uma obra antiga, com mais de 30 anos de espera, e para nós resolvermos este problema vamos gastar, em uma avaliação prévia, cerca de R$ 112 milhões. O que vemos é uma inoperância da prefeitura. Nós, da Comissão, como estamos discutindo a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2017, vimos por bem já fazer a inclusão para este debate. É uma pista extremamente importante para cidade, pois liga a Rodovia dos Imigrantes ao ABC paulista e precisam urgentemente receber essas intervenções”, ressaltou.
Saiba mais:
Ricardo Jafet: Audiência Pública mostra que duas gerações sofrem com as obras sem fim