Medalha Anchieta
Aurélio Nomura homenageia João Sampaio com Medalha Anchieta
A honraria é concedida a personalidades e a instituições que, por meio de suas trajetórias, conquistaram a admiração e o respeito do povo paulistano
Em uma requintada cerimônia na Sociedade Rural Brasileira, na noite desta segunda-feira, 11 de julho, o vereador Aurélio Nomura (PSDB) concedeu a João de Almeida Sampaio Filho a maior honraria da Câmara Municipal de São Paulo, a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão.
Um dos mais brilhantes empresários e gestores do agronegócio, João Almeida já foi secretário de Agricultura e Abastecimento nos anos de 2007 a 2011. Em 2015 assumiu a diretoria de relações institucionais da Minerva e atualmente é presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP (COSAG) e conselheiro da Sociedade Rural Brasileira, da Academia Nacional de Agricultura, da qual já ocupou a presidência por cinco anos.
A cerimônia contou com presenças ilustres como a do cônsul geral do Japão, em São Paulo, Takahiro Nakamae, que lembrou a importante contribuição dos imigrantes japoneses para o desenvolvimento da agricultura, com a introdução de novas variedades agrícolas e de novas técnicas e que receberam grande apoio de João Sampaio, na época em que era secretário. “A atividade agrícola é motivo de muito orgulho e honra para nós do Japão, e João Sampaio é muito importante na trajetória dos japoneses no Brasil”, declarou o diplomata.
Para Flavio Teles de Menezes, conselheiro da Sociedade Rural Brasileira (SRB), o homenageado é um representante da nova geração do agrobusiness. “João Sampaio é a realização do que a minha geração esperava para o futuro. Ele é o expoente máximo que mostrou para o mundo a importância da nossa atividade”, falou.
Foi unanimidade entre as autoridades presentes que a atuação de João Sampaio é indispensável para o Brasil. “João Sampaio traz energia às pessoas que querem mudar o Brasil. Um administrador do bem com capacidade de enfrentar a crise vivenciada pelo Brasil”, disse o deputado estadual Welson Gasparini.
A diplomacia do homenageado também foi ressaltada. “João Sampaio é um verdadeiro diplomata. Ele tem uma capacidade incrível de agregar e uma forma de liderar que motiva e conquista. Por ele tenho profunda admiração e respeito e com certeza é uma das grandes lideranças do Brasil”, acrescentou Rubens Rizek, secretário-adjunto da secretaria de Agricultura na ocasião representando o Governador Geraldo Alckmin.
O anfitrião Francisco de Godoy Bueno, vice-presidente da SRB, declarou que João Sampaio é a grande inspiração de sua geração. “Em nome do presidente Gustavo Diniz Junqueira quero deixar aqui a nossa grande admiração por este grande homem que sabe encontrar a solução nas situações mais improváveis”, relatou.
Para Alberto Goldman, ex-governador de São Paulo, os governos precisam de pessoas com o caráter de João Sampaio. “Foram quatro anos trabalhando juntos nos quais aprendi admirar e respeitar esta figura que representa o povo paulista e que gostaríamos de ter em todos os governos”, manifestou.
O proponente, vereador Aurélio Nomura, líder do PSDB na Câmara Municipal, declarou sua imensa admiração pelo homenageado. “Esta homenagem é muito justa a um dos mais brilhantes empresários e gestores do ramo de agronegócios. Com sua visão empreendedora não só ampliou os negócios como construiu seu próprio caminho, tanto na sua área quanto como de dirigente de associações, conselhos e comissões”, declarou.
Na companhia da esposa Maria Teresa Petroni de Almeida Sampaio e dos filhos Ana Cristina e Pedro, João Sampaio agradeceu a honraria. “Parece até um sonho ouvir tudo o que disseram de mim. Mas recebo com muito carinho e orgulho. Tudo foi conquistado com muito trabalho e dedicação”, falou agradecido.