Viaduto Laszlo Braun

Viaduto na Zona Oeste é nomeado Laszlo Braun

Lei do vereador Aurélio Nomura homenageia herói de guerra na Vila Leopoldina

Ceasa (primeiro plano) e edifícios na Vila Leopoldina (atrás) - fotografia aérea de São PauloO viaduto anteriormente inominado na Avenida Nações Unidas sobre a CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) que dá acesso à Marginal Pinheiros, na Vila Leopoldina, passa a ter no nome “Laszlo Braun”, um importante herói de guerra Húngaro que viveu por mais de 20 anos no Brasil.

A denominação ocorreu por meio da Lei 16.623/2017, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), líder do governo na Câmara Municipal de São Paulo, sancionada pelo prefeito em exercício, Bruno Covas, e publicada no dia 12 de abril de 2017 no Diário Oficial do município.

O homenageado, Sr. Laszlo Braun, falecido no final de década de 80 em São Paulo é um herói de guerra. Seu pai, Bertalan Braun, participou da 1° Guerra Mundial no exército Austro Húngaro, mesma época em que a Família Braun constituiu o Frigorífico Braun. Abatedouro e distributiva de carne à população que empregava metade da população de Budapeste.

As atividades militares da família não se restringiram ao pai de Laszlo Braun, esse, atuou como soldado durante a década de 90, quando capturado e obrigado a trabalhar como escravo nos campos de concentração nazista da época. Após anos de trabalho escravo para os nazistas, o militar conseguiu escapar e retornar à Budapeste, onde encontrou sua família morta, após o assassinato em câmara de gás.

Anos após o assassinato da família Braun, o Sr. Laszlo casou novamente e como patriota, participou da Revolução da Hungria e após a vitória pela União Soviética, trabalhou novamente como escravo, nos campos de concentração Soviéticos, atuando como preso político. Liberto da colônia penal agrícola, Sr. Laszlo Braun emigrou ao Brasil acompanhado pela esposa e filho.

No Brasil, com sua experiência e conhecimento em produção e distribuição de carnes, a família Braun fundou o Frigorífico BB, situado na Avenida Mofarrej, Vila Leopoldina.

Atualmente, o Frigorífico BB emprega aproximadamente 1.250 funcionários e colaboradores com seu fornecimento superior a 10.000 restaurantes.

Desta forma, Aurélio Nomura homenageia o Sr. Laszlo Braun e sua família pela participação histórica em guerras, suas conquistas e tragédias superadas, tal como seu legado empresarial para o município de São Paulo.

*Aurélio Nomura é vereador pelo PSDB na Câmara Municipal de São Paulo, líder do governo e membro da Comissão de Finanças e Orçamento.

Rolar para o topo