Dia Internacional do Ruído

Poluição Sonora: Os efeitos do ruído sobre a saúde

ruido_164649

Você sabe quais são os lugares de São Paulo mais prejudicados com a poluição sonora? E os efeitos que estes barulhos causam à sua saúde? São estas as respostas que o vereador Aurélio Nomura, líder do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo, quer encontrar ao propor o mapeamento completo de todas as fontes e tipos de ruídos na cidade.

Esse levantamento detalhado para identificar as principais fontes de emissão de ruído de São Paulo, bem como desenvolver políticas públicas para amenizar estes problemas, visando o bem estar da população, agora está estabelecido pela Lei 16.499 de 20 de julho de 2016, de autoria do vereador Aurélio Nomura.

Para Aurélio Nomura o Mapa do Ruído é um enorme ganho para a cidade e para o meio ambiente. “Os nossos ouvidos já estão tão acostumados com estes barulhos que não percebemos o incômodo, mas a nossa saúde vai ficando cada vez mais fragilizada”, explicou o líder da bancada do PSDB na CMSP.

Dados da Organização Mundial de Saúde (MS) mostram que o ruído está entre as três maiores causas da poluição ambiental, ao lado da poluição da água e do ar. Em função disso, 10% da população mundial apresentam algum tipo de deficiência auditiva.

De acordo o vereador Aurélio Nomura, os níveis de ruído na cidade são alarmantes. O Aeroporto de Congonhas, o sistema viário e de trilhos são fontes que afetam nossa saúde e não percebemos”, alerta o parlamentar. “O barulho excessivo e constante causa inúmeros problemas como insônia, fadiga, falta de concentração, perda de audição, danos ao sistema nervoso central, dilatação das pupilas, aumento dos batimentos cardíaco e alterações do comportamento”, alerta o vereador, citando estudos do Conselho Regional de Fonoaudiologia.

De acordo com o vereador, um exemplo é a cidade de Lisboa que, com a edição do mapeamento de ruído no ano 2000, conseguiu detalhar ponto a ponto o problema, a partir da qual estabeleceu as intervenções e as políticas públicas necessárias para a eliminação desse tipo de poluição.

Dia Internacional do Ruído

Hoje, 26 de abril, o Monumento às Bandeiras amanheceu com protetores auditivos. A ação tem como objetivo conscientizar a população brasileira sobre o ruído e seus efeitos na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente, bem como a conscientização sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias.

O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, o Inad Brasil (International Noise Awareness Day) ocorre nesta quarta-feira (26). O Monumento às Bandeiras amanheceu com protetores auditivos e no local, das 14h25 às 14h26, ocorrerá um minuto de silêncio, que acontece no mesmo horário em outros países, como parte da campanha ”Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição”.

A mobilização é uma iniciativa da ProAcústica (Associação Brasileira para Qualidade Acústica) e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA), por meio do Departamento de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz)

Rolar para o topo