Imigração Japonesa
Aurélio Nomura cria Comitê para organizar as comemorações dos 110 anos da Imigração Japonesa
Com apoio da prefeitura, comemorações devem ter exposição de arte, eventos culturais e gastronômicos
O vereador Aurélio Nomura, líder do governo, criou na Câmara Municipal de São Paulo o Comitê de Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa e reuniu-se com o prefeito João Doria no dia 17 de novembro para discutir os preparativos da cerimônia. As comemorações acontecerão concomitantemente ao Festival do Japão – considerado o maior evento da cultura japonesa.
O prefeito João Doria manifestou apoio aos eventos comemorativos e se declarou admirador da cultura japonesa. “Estive no Japão quatro vezes e sou um grande entusiasta dos japoneses, da disciplina, da filosofia, do trabalho, da dedicação e do respeito. Enfim, existem várias razões para admirar profundamente o povo japonês e estou mito feliz em comandar, sempre ao lado do Bruno Covas, a maior cidade japonesa fora do Japão”, declarou.
Seu líder na Câmara Municipal, vereador Aurélio Nomura, foi quem organizou o encontro no gabinete do prefeito e além de explicar a importância de manter as tradições propôs diversas ações, como a revitalização das luminárias e reforma do torii (portal) do bairro da Liberdade, uma “repaginação” do monumento aos imigrantes japoneses no Parque do Ibirapuera (zona Sul de São Paulo) e um selo alusivo à data.
Um grupo de trabalho será formado com o objetivo de envolver toda a cidade nas comemorações. “Vamos mobilizar artistas japoneses, donos e chefs de restaurantes para que possamos explorar a gastronomia. Faremos um grande evento gastronômico e cultural”, disse.
Outra reunião com o prefeito está marcada para o dia 14 de dezembro e novas diretrizes serão traçadas.
A reunião contou com a presença do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, com os secretários Bruno Covas (Casa Civil), Júlio Serson (Relações Internacionais), Cláudio Carvalho (Prefeituras Regionais), dos presidentes da SP Turis, David Barioni e da SP Negócios, Juan Quirós, além da cônsul geral adjunto, Hitomi Sekiguchi, da presidente da Comissão para as Comemorações dos 110 anos da Imigração Japonesa, Harumi Goya e do presidente do Kenren, Yasuo Yamada .