Governador de MIE sobre o Brasil
Missão oficial será integrada por cerca de 60 pessoas entre pessoas do governo, empresários e cidadãos da província
Em entrevista divulgada no site oficial da província, Eikei Suzuki adianta os objetivos desta missão oficial. O governador será homenageado pelo vereador Aurélio Nomura, dia 17, durante cerimônia na sede da Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjunkai do Brasil. Confira a entrevista feita por Thaís Magalhães, do Departamento de Convivência Multicultural da Província de Mie.
Thaí: Quando o sr. irá ao Brasil?
Governador: Irei ao Estado de São Paulo, no Brasil, a partir do dia 16 de agosto. Este ano o Tratado de Estados-Irmãos e Amizade firmado entre a Província de Mie e o Estado de São Paulo completa 40 anos. Além disso, haverá uma cerimônia comemorativa relacionada aos 100 anos de imigração de pessoas oriundas de Mie que vivem no Brasil. Eu participarei dessa cerimônia.
Thaís: Como brasileira fico muito feliz que tanta gente de Mie vá ao Brasil nesta missão. No total, quantas pessoas?
Governador: Irão pessoas do governo, empresários, cidadãos comuns e NPOs totalizando cerca de 60 pessoas.
Thaís: Além de participar da cerimônia, eu ouvi que a missão também tem outros objetivos. Quais são esses objetivos?
Governador: Nós temos três objetivo. O primeiro é fortalecer ainda mais as relações entre o Estado de São Paulo e a Província de Mie. O segundo é aumentar os tipos de intercâmbio entre a Província e o Estado de São Paulo. O terceiro é promover a Província de Mie. A respeito do primeiro objetivo, o de fortalecer ainda mais as relações entre o Estado de São Paulo e a Província de Mie, nós temos contato sempre com a ajuda da Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil e por isso iremos também agradecê-los. Depois, dentro da nossa Província, a cidade de Tsu tem acordo de amizade com Osasco e a cidade de Kumano é cidade irmã de Bastos. Gostaríamos de fortalecer esses vínculos.
Além disso, existem instituições como a NPO Aidensha e a Hartopia em Yokkaichi que estão sempre trabalhando arduamente para fazer a ponte entre Mie e o Brasil, e por isso, gostaríamos de trabalhar juntos para fortalecer nossas relações com São Paulo.
O outro objetivo é realizar um novo estilo de intercâmbio econômico e educacional. Por exemplo, a Universidade de Mie tem convênio com a Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, mas, expandiremos esse intercâmbio, que até então estava restrito a uma das faculdades, a toda a universidade, ampliando assim o intercâmbio em todas as áreas.
Depois, vamos promover a Província de Mie. No Brasil vivem cerca de 1,5 milhão de nikkeis e creio que podemos promover os produtos alimentícios de Mie, pois as pessoas já estão familiarizadas com esses produtos.
Thaís: O sr. poderia mandar uma mensagem a todos os estrangeiros que vivem em Mie?
Governador: Eu acredito que os estrangeiros que vivem em Mie gostam daqui. Por gostarem de Mie é que estão morando aqui. Por isso, mesmo na visão do estrangeiro, que tem a experiência de morar aqui, acredito que eles sentem que aqui é um lugar fácil para se viver, e para que as pessoas gostem ainda mais de viver na Província de Mie, oferecemos programas como consultas sobre a vida cotidiana, sobre problemas que possam estar acontecendo e também implantamos serviço de intérpretes em hospitais para poder dar suporte aos cidadãos de várias formas. Se tiver qualquer problema gostaria que vocês comunicassem sempre.
E uma vez que esses cidadãos estão vivendo na Província de Mie, espero que vocês possam transmitir que Mie é um bom lugar, como verdadeiros mensageiros, possam promover a Província, pois com certeza a mensagem de vocês, que tem a experiência de morar aqui e gostar daqui, tem muito mais peso que eu indo pessoalmente fazer essa promoção. Conto com todos vocês para divulgar a nossa Mie. Vamos sempre viver juntos de forma divertida também de aqui em diante.
Confira o link para assistir a entrevista em japonês