22 de março – Dia Mundial da Água
2013 também é o Ano Internacional de Cooperação pela Água, instituído pela ONU, com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a necessidade de cooperar esse bem natural
O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi instituído em 1992, no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente realizada no Rio de Janeiro. Visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e uso racional deste recurso natural.
A água é essencial para a vida no planeta e para o desenvolvimento socioeconômico. Porém, é um recurso limitado e distribuído de maneira desigual no tempo e no espaço.
A demanda pela água tem crescido cada vez mais, entre outros motivos pelo aumento da população. O líquido é essencial para a existência da vida e uso humano, entre os quais domésticos, na produção de alimentos, geração de energia, produção industrial etc.
A pressão por esse recurso ainda se agrava em decorrência da rápida urbanização, da poluição e das mudanças do clima. Tanto as alterações climáticas quanto atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível no nosso planeta e prejudicam os ecossistemas que asseguram a qualidade da desse recurso natural.
Em junho de 2005, o Município de São Paulo aprovou a Lei (projeto de Lei 175/05, do vereador Aurélio Nomura) que instituiu o Programa de Conservação e Uso Racional da Água em Edificações, determinando que sejam implantadas medidas de conservação, uso racional e utilização de fontes alternativas para a captação de água e reuso nas novas edificações, bem como a conscientização dos usuários sobre a importância da conservação da água.
“Para se ter uma ideia do impacto positivo dessa Lei ao meio ambiente, só o programa implantado nas instituições públicas, como creches , escolas fundamentais, AMAs e hospitais públicos resulta na economia de 100 milhões de litros de água por mês”, destaca o parlamentar.
Devido à preocupação com o direito ao acesso a esse bem natural, este ano de 2013 foi declarado pelas Nações Unidas o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O objetivo é conscientizar sobre a necessidade de cooperação por esse recurso e sobre os desafios no que diz respeito à gestão da água.
Recurso escasso
• Apesar de o volume total de água no planeta ser de 1, 4 bilhões km³, a água doce representa apenas 35 milhões km³ ou seja, apenas 2,5% do volume total de água.
• Destes 2,5%, cerca de 24 milhões km³ (ou 70%) são inacessíveis, pois estão em forma de gelo (zonas montanhosas, Antártida e Ártico).
• 30% da água doce disponível estão armazenadas no subsolo (lençóis freáticos, solos gélidos e outros).
• Os lagos e rios de água doce superficial, de fácil acesso ao homem, contêm aproximadamente 105.000 km³ (ou apenas 0,3% de toda a água doce mundial)
• 70% da água doce são utilizadas na agricultura, 22% na indústria e 8% no uso doméstico.
Fonte: http://www.unwater.org