Presidente do Enkyo recebe Título de Cidadão Paulistano
Homenagem ao Sr. Yoshiharu Kikuchi proposta pelo vereador Aurélio Nomura destaca o espírito altruísta, o trabalho e a dedicação à frente de entidades assistenciais e de saúde
Yoshiharu Kikuchi, presidente da Beneficência Nipo-Brasileira, Enkyo, e uma das mais destacadas personalidades da comunidade nipo-brasileira, por sua dedicação e trabalho à frente de entidades assistenciais e de saúde, foi homenageado com o Título de Cidadão Paulistano na segunda-feira (24/03), por proposição do vereador Aurélio Nomura. A cerimônia, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, foi prestigiada por 250 pessoas, entre amigos, dirigentes de associações, empresários e políticos.
Nascido na província de Iwate, o Sr. Kikuchi chegou ao Brasil em dezembro de 1959, aos 19 anos, a bordo do navio Argentina Maru. Foi para o estado do Paraná, para trabalhar num projeto de desenvolvimento de plantio de arroz, desenvolvido pelo Ministério da Construção do Japão. Chegou a São Paulo, em 1965, e paralelamente à jornada ascendente na vida profissional, também passou a dedicar-se à assistência e conforto espiritual, imbuído apenas do espírito altruísta e preocupação em ajudar o próximo. Ocupou ainda, por oito anos, o cargo de presidente da Associação Iwate Kenjinkai, quando contribuiu para o relacionamento Brasil-Japão e para a difusão da cultura japonesa em nosso País.
“O Sr. Kikuchi, juntamente com o Sr. Amino e meu pai, Diogo Nomura, realizaram o 1º Festival do Japão, na Marquise do Ibirapuera. Depois, os destinos voltaram a se encontrar, pois um dos primeiros projetos de meu pai como deputado estadual foi o reconhecimento de utilidade do Enkyo”, lembrou o vereador Aurélio Nomura, em seu discurso.
“Admirado e respeitado pela fraternidade, pela capacidade de trabalho e pela atenção que dedica aos mais necessitados, o Sr. Kikuchi não por acaso é presidente do Enkyo”, destacou o parlamentar. “A generosidade do nosso homenageado parece não ter fim e seu coração parece não ter tamanho diante de tanta bondade e compreensão. Não bastassem essas qualidades que tornam o ser humano em pessoa especial, a visão avançada sobre assistencialismo do Sr. Kikuchi levou-o a criar o Projeto de Integração Pró-Autistas (Aozora Gakyu), conhecido como PIPA, que cuida de crianças portadoras dessa disfunção, tornando-as adultos independentes, capazes de interagir com outras pessoas, num trabalho que hoje é referência nacional”, disse Aurélio Nomura.
Ao finalizar, o parlamentar afirmou: “Os grandes homens com seus dons especiais, sempre deixam grandes marcas, que atravessam o tempo e ficam na história. Por isso, com grande orgulho presto esta justa e merecida homenagem ao Sr. Yoshiharu Kikuchi, amigo de duas gerações”.
Em seu discurso o mais novo Cidadão Paulistano disse que “esta homenagem que estou recebendo hoje é graças à ajuda de todos os senhores. Estou muito feliz e agradeço de coração a todos”. O Sr. Kikuchi fez questão de explicar a ausência na sessão da esposa, Dona Marisa, “que sempre esteve ao meu lado nesses 50 anos” devido a um problema de saúde.