Vereador Aurélio Nomura apresenta 17 emendas à LDO 2015
Dentre as propostas, transparência política e a saúde são prioridades
O vereador Aurélio Nomura enviou 17 propostas de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2015. Ainda em discussão na Casa, a Lei de Diretrizes Orçamentárias deve ser votada ainda hoje em sessão extraordinária (28/06), antes ou após ao Plano Diretor Estratégico. Ao todo, cerca de 600 emendas foram enviadas à LDO.
Dentre as propostas enviadas pelo vereador, as áreas de interesse social, como saúde, transparência política, mobilidade urbana e educação foram contempladas.
Seis propostas de emendas tratam sobre transparência política os quais visam aprimorar o acompanhamento e fiscalização por parte do Poder Legislativo; limitar as despesas correntes, com vistas a possibilitar volume maior de recursos de Investimentos; acompanhar toda a execução orçamentária, em especial os contratos e convênios financiados com o Governo Federal; detalhamento dos recursos que propicia uma maior transparência para o acompanhamento das finanças municipais, notadamente no que diz respeito aos saldos financeiros que, eventualmente, poderão ser utilizados como lastro para suplementações orçamentárias; acompanhamento da utilização dos recursos de outras fontes, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Quanto à saúde, que sofre com falta de recursos municipais, foram destinados mais de oito milhões, que se dividem em projetos de construção de hospital especializado em geriatria; implantação de uma UBS no bairro do Embura e implantação do Programa Terapia Floral em Unidades Básicas de Saúde e Hospitais Municipais.
Segundo o parlamentar, o Programa de Terapia Floral já foi implantado em outros municípios com sucesso, com baixo custo e resultados efetivos. “As terapias naturais, por sua vez, caracterizam-se pelo uso de meios menos onerosos, fundados numa visão integral da saúde e, principalmente, por métodos não invasivos e tóxicos. Profissionais que lidam com esta área demonstram, em geral, uma maior atenção para a situação particular do efermo”, afirma o vereador.
Outras propostas dizem respeito à mobilidade social através da aquisição e implantação de 32 bicicletários em terminais de ônibus, na Educação com a implantação de um CEU no bairro do Glicério, da subprefeitura da Sé; melhorias sociais como a canalização em canal retangular aberto e galeria moldada de concreto e seções variáveis, no trecho entre a rua dos Operários e a rua Nossa Senhora da Saúde e um piscinão na Avenida Abraão de Morais, da Subprefeitura do Ipiranga.