Vereador Aurélio Nomura conquista 1ª Secretaria da Câmara Municipal de SP
Eleito com 46 votos favoráveis, nenhum contrário e nenhuma abstenção, tucano assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2015, quando tomam posse também os demais eleitos da nova Mesa Diretora
O vereador Aurélio Nomura assume, no próximo dia 1º de janeiro, o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo para a Legislatura de 2015. O parlamentar foi eleito na manhã desta segunda-feira (15/12) com 46 favoráveis, nenhum contrário e nenhuma abstenção.
De acordo com o parlamentar, não houve surpresas na composição da nova Mesa Diretora, que elegeu também outros vereadores para os cargos de presidente, 1º e 2º vices, 2º secretário e 1º e 2º suplentes. “Prevaleceu o critério de proporcionalidade”, disse o tucano, ao explicar que entre as funções de 1º Secretário está cuidar de toda a burocracia da Casa, o que inclui desde os veículos de comunicação da Câmara Municipal até as chamadas para as votações.
Questionado pela imprensa sobre a importância do cargo que vai ocupar (o segundo mais importante da Câmara Municipal), o vereador disse ter consciência da relevância de sua mais nova função e ressaltou que antes de realizar qualquer trabalho terá de se inteirar sobre as questões que o aguardam. Disse também que nenhuma atividade será desempenhada sem que tenha a concordância dos demais membros da Mesa Diretora.
“Ainda somos simplesmente vereadores. Primeiro vou assumir no dia 1º de janeiro e logo em seguida procurar trabalhar com afinco no que diz respeito às minhas atribuições”, disse aos repórteres que o procuraram em seu gabinete. “Não posso me antecipar quanto a essa questão. Se vocês me perguntarem sobre o Orçamento ou sobre o IPTU, por exemplo, aí sim, tenho o compromisso de discutir como membro do PSDB.”
O vereador Aurélio Nomura lembrou ter experiência suficiente para assumir a 1ª Secretaria da Câmara Municipal. Comentou ter atuado como advogado da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam) por mais de 10 anos e disse ter sido também secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.
De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo (Capítulo VI, Artigo 26) são atribuições do 1º Secretário:
– proceder à chamada, nos casos previstos no Regimento, assinando as respectivas folhas;
– ler todos os papéis sujeitos ao conhecimento ou à deliberação da Câmara;
– determinar o recebimento e zelar pela guarda de preposições e papéis entregues à Mesa, para conhecimento e deliberação da Câmara;
– receber e determinar a elaboração de toda a correspondência oficial da Câmara, sujeitando-se ao conhecimento, apreciação e assinatura do Presidente;
– encerrar, com as necessárias anotações, as folhas de presença ao final de cada sessão;
– secretariar as reuniões da Mesa, redigindo, em livro próprio, as respectivas atas;
– redigir as atas das sessões secretas;
– substituir o Presidente, na falta dos Vice-Presidentes.
Parágrafo Único – O 2º Secretário substituirá o 1º Secretário em suas faltas, ausências, impedimentos ou licenças, ficando, nas duas últimas hipóteses, investido na plenitude das respectivas funções.
Para a nova Mesa Diretora durante a Legislatura de 2015 foram eleitos também os vereadores:
Donato (PT): presidente
Edir Sales (PSD): 1ª vice-presidente
Toninho Paiva (PR): 2º vice-presidente
Paulo Frange (PTB): 2º secretário
Eduardo Tuma (PSDB): 1º suplente
Noemi Nonato (PROS): 2º suplente
Corregedor: Dalton Silvano (PV)
_______________________________________________________________________________________
* Aurélio Nomura é vereador pelo PSDB na Câmara Municipal de São Paulo, membro da Comissão de Finanças e Orçamento e da Comissão de Meio Ambiente; relator da CPI das Áreas Contaminadas e da Subcomissão de Iluminação Pública
Leia mais:
Vereador Aurélio Nomura fala ao Jornal Nippak sobre cargo de Primeiro-Secretário
Vereador Aurélio Nomura assume 2º cargo mais importante da Câmara Municipal de São Paulo