Ciclovias

Lei garante readequação das ciclovias em São Paulo

Aurélio Nomura que discute desde 2011 a falta de planejamento na implantação das ciclovias assina a co-autoria do projeto

A cidade de São Paulo conta hoje com mais de 400 km de ciclovias, porém não atendem as necessidades da população. Para solucionar estes problemas o prefeito João Doria sancionou a Lei nº 16.738/2017 que altera os critérios para a implantação das ciclovias.

Apresentado inicialmente pelo vereador João Jorge, o vereador Aurélio Nomura assinou a co-autoria do projeto por entender que o procedimento de implantação precisava ser alterado. O novo projeto faz uma readequação na Lei de Criação do Sistema Cicloviário e determina que a criação de novos trechos cicloviários só poderá ocorrer após a realização de audiências públicas e apresentação de estudos de demanda e impacto viário.

Implantadas de maneira inadequada e sem estudos técnicos as ciclovias tem sido discutidas desde 2011 pelo líder do governo, vereador Aurélio Nomura, que já realizou diversas audiências públicas para ouvir a população. “O objetivo é melhorar a mobilidade e encontrar uma solução que OKatenda a todos, dentro da convivência harmoniosa entre os usuários do transporte público, ciclistas, motoristas de carros particulares, comerciantes  e moradores locais”, explica.

Em audiência pública realizada na Vila Mariana o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, falou da importância de novos estudos e readequação das ciclovias na cidade. “Observei que as ciclovias, em sua maioria, não estão interligadas ao transporte público e isso é um erro. Não faz sentido o ciclista pedalar e não chegar a lugar nenhum porque a ciclovia simplesmente acaba no nada”, explicou.

De acordo com a justificativa do projeto “o sistema cicloviário paulistano seguiu expandindo continuamente, mas sem qualquer organicidade com relação à lógica de ocupação urbana e às atividades econômicas desenvolvidas no município”.

Para o comerciante Valdeni, mais importante do que a quantidade de ciclovias na cidade é a saúde econômica dos bairros. “Um comerciante que investiu no seu imóvel de repente começa vê-lo fracassar e não ter mais atividade, tudo por causa da falta de planejamento e estudos para a implantação do sistema cicloviário, alguma coisa não está certa”, afirmou.

Nomura completa dizendo que a nova lei visa criar mecanismos para sempre atender o maior grupo possível de cidadãos. “Precisamos viabilizar o embarque e desembarque de pessoas, especialmente as de mobilidade reduzida, e de mercadorias nas áreas comerciais, bem como melhorar e preservar a fluidez do trânsito nas áreas onde foram implantadas a ciclovias”.

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