CPI das Áreas Contaminadas ouve Cetesb e Secretaria do Verde
Relator da CPI critica órgãos municipal e estadual, e diz que há completo descaso das autoridades quanto à descontaminação dos solos em São Paulo
Com foco ainda sobre os terrenos contaminados da USP Leste, a segunda reunião da CPI das Áreas Contaminadas contou com a presença de representantes da Cetesb, Pedro Anqueira Neto e Vicente de Aquino Neto; a diretora de Divisão Técnica de Licenciamento Ambiental da Secretaria do verde e do Meio Ambiente, Rosimeire Lobato; e o professor de Gestão de Políticas Públicas da USP Leste, Marcelo Nerling.
A Comissão também levantou questionamentos sobre a área do Jardim Keralux, onde estão a Bann Química e a própria USP Leste; a sede da Defesa Civil, na Zona Norte; a área remanescente da EMEF Clovis Graciano e da EMEI Vicente Paulo da Silva.
Durante a reunião, representantes dos órgãos municipal e estadual afirmaram não ter havido nenhuma concessão de licença ambiental emitida na época de construção do campus leste da USP. Segundo o relator, o vereador Aurélio Nomura, há vários indícios de irregularidades envolvidas na área. “Não se sabe quem depositou e que tipo de material que foi depositado naquele local. Apenas há um levantamento superficial feito, o qual nos mostra que o material é altamente nocivo”, afirmou.
O representante da Cetesb, Vicente de Aquino Neto, explicou que não existe um diagnóstico completo em relação à USP e áreas vizinhas contaminadas, apenas determinados pontos estão sendo analisados. “Não temos o controle sobre a transposição de terras contaminadas que acontece dentro da cidade; no caso da USP Leste, é preciso que o responsável da Instituição nos informe a procedência”, concluiu.
Para o docente da Universidade de São Paulo, Marcelo Nerling, a origem ainda desconhecida de toda terra contaminada utilizada na USP Leste pode ser esclarecida por meio do reitor e ex-reitores da Universidade.
A próxima reunião da CPI das Áreas Contaminadas deve contar as presenças do Ministério Público, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Habitação e Educação e o representante da indústria Bann Química.
Serviço
Reunião da CPI das Áreas Contaminadas
Dia: 29/04 (terça-feira), às 10h
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 1º andar – Plenário 1º de Maio
*Vereador Aurélio Nomura é relator da CPI das Áreas Contaminadas
Leia mais sobre CPI das Áreas Contaminadas clicando aqui