Frente de Sustentabilidade discute Parque Augusta
Secretário do Verde é a favor, mas diz que tudo depende de verba; moradores apresentam proposta
A gestão da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, as mudanças de gestão nos parques da cidade e a criação do Parque Augusta foram assuntos em destaque na reunião da Frente Parlamentar de Sustentabilidade realizada hoje (29/8).
A Frente, liderada pelo vereador Ricardo Young (PPS), e integrada pelo vereador Aurélio Nomura discutiu também melhoras na compensação ambiental da obra do Rodoanel Norte. O secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Teixeira, esclareceu alguns questionamentos dos parlamentares relativos ao trabalho de sua pasta.
Teixeira explicou que está descentralizando o trabalho da secretaria, para que as subprefeituras tenham mais poder para resolver questões locais. Para isso, criou 32 supervisões e enviou um projeto para a Câmara Municipal. As atividades referentes à educação ambiental, fiscalização e arborização passariam a ser responsabilidade de cada regional.
O secretário também comentou aspetos do embargo da obra do Rodoanel Norte. Um erro na passagem da pista foi descoberto por técnicos da secretaria municipal, motivando o embargo e aplicação de multa. Segundo Teixeira, o “governo do Estado reclama que a Prefeitura não poderia embargar a obra”. Mas, de acordo com o secretário, a Prefeitura tem esse direito por lei. A discussão agora está no setor jurídico.
Parque Augusta
Sobre o Parque Augusta, cuja criação foi proposta pelo projeto de Lei (PL 345/2006) dos vereadores Aurélio Nomura e Juscelino Gadelha, o secretário disse que é favor da implantação e preservação de uma das únicas áreas verdes na região Central de São Paulo, e que abriga espécies remanescentes da Mata Atlântica. De acordo com o Teixeira a questão que precisa ser resolvida é financeira. “Havendo de onde tirar recursos, o parque será feito”, ressaltou.
Porém, representantes de moradores da Augusta, que formam um movimento organizado, entregaram várias sugestões para arrecadar dinheiro para a criação e manutenção do espaço. Eles também fizeram um convite ao secretário para uma visita ao parque. Isso deverá acontecer na sexta-feira (30/08) após o sobrevoo que Ricardo Teixeira e os vereadores Aurélio Nomura, Alfredinho, Ricardo Nunes e Paulo Fiorilo (bancado pelos cinco parlamentares) farão pela manhã na região do futuro aeroporto de Parelheiros, Zona Sul, para identificação dessa importante área verde de São Paulo.