Imigração Japonesa
109 anos da Imigração Japonesa é comemorado na Câmara Municipal
Aurélio Nomura homenageou Eiji Denda pelos relevantes serviços prestados à comunidade nikkey
O vereador Aurélio Nomura, líder do governo na Câmara Municipal de São Paulo, presidiu nesta sexta-feira, 30 de junho, a sessão solene em comemoração aos 109 anos da imigração japonesa no Brasil. O evento realizado no Plenário 1º de Maio do Palácio Anchieta contou com a presença de vereadores e deputados nikkeys, além do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, do presidente da Associação Cultural Brasil-Japão, Yokio Oshiro, do presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Yasuo Yamada e do vice-presidente da Beneficiência Nipo-Brasileira de São Paulo, Jun Suzaki.
Aurélio Nomura falou sobre a importância da história dos japoneses e seus descendentes nesses 109 anos. “Hoje, nós descendentes daqueles pioneiros já estamos na quinta geração, formamos uma comunidade com mais de um milhão e meio de pessoas e este sem dúvida é o maior legado que os imigrantes japoneses deixam neste País que os acolheu, transmitindo aos seus filhos a importância da Educação, o valor do trabalho e a determinação de nunca desistir. Hoje formamos uma comunidade respeitada e que é sinônimo de trabalho, honestidade e retidão”, disse.
Esta é a segundo ano que a Câmara Municipal é palco da entrega do Diploma de Gratidão à personalidades e entidades pelos relevantes serviços prestados à comunidade nipo-brasileira e à cidade de São Paulo.
Eiji Denda, atual presidente da Associação Naguisa , que reúne ex-funcionários e aposentados do conglomerado do Sistema Financeiro América do Sul, foi o escolhido para receber a homenagem do vereador Aurélio Nomura. “Eiji Denda iniciou sua vida como entregador de jornal e fez carreira no Banco América do Sul. Foi fundador do Grupo Escoteiro Caramuru e ocupa cargos como os de vice-presidente do Conselho da Aliança Cultural Brasil-Japão, vice-presidente do Bunkyo, presidente do Conselho da Fundação Kunito Miyasaka e presidente do Rotary da Aclimação”, lembrou Nomura.
Na ocasião, Takahiro Nakamae recebeu dos parlamentares uma placa de gratidão pelo trabalho diplomático realizado, além da atenção à comunidade e o trabalho de reforçar o relacionamento entre o Brasil e o Japão.
“Desde que assumi como Cônsul, percebo os laços de amizade entre o Japão e o Brasil e tenho certeza que são fruto do respeito e confiança conquistados pelos nipo brasileiros”, falou Nakamae.
Imigração Japonesa no Brasil
A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista. O fluxo cessou quase que totalmente em 1973, com a vinda do último navio de imigração Nippon Maru contando-se quase 200 mil japoneses estabelecidos no país.
Demais homenageados
Seiko Komesu – George Hato
Associação Cultural Tottori Kenjin do Brasil – Pedro Kaká
União das Associações Culturais de Santo Amaro – Rodrigo Goulart
Harumi Goya – Masataka Ota
Kiyoshi Onaga – Jooji Hato
Masayuki Okumura – Hélio Nishimoto
Toyohiro Shimura – Walter Ihoshi