Luta contra o HIV
Dezembro será o mês de conscientização contra o HIV
Prédios públicos serão iluminados na cor vermelha para chamar a atenção da população sobre o tema
O projeto de Lei 602/2015, de coautoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que estabelece a realização anual de atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS durante o mês de dezembro foi sancionado na última segunda-feira, 1º de fevereiro pelo Executivo Municipal.
O objetivo da Lei 16.385 é promover anualmente, no mês de dezembro, atividades e mobilizações com foco na conscientização, prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, desde o início da epidemia de aids no Brasil, até junho de 2015, foram registrados no país 798.366 casos de aids, sendo 65% homens e 35% mulheres. Nos últimos cinco anos, o Brasil tem registrado, anualmente, uma média de 40,6 mil casos.
De acordo com Nomura este é um importante passo no apoio e na conscientização desta imunodeficiência. “Assim como temos o Outubro Rosa contra o Câncer de Mama e o Novembro Azul contra o Câncer de Próstata, agora vamos trabalhar para que o mês de Dezembro seja muito positivo na conscientização e que com isso possamos alcançar importantes resultados”, explicou.epidemia de aids no Brasil, até junho de 2015, foram registrados no país 798.366 casos de aids, sendo 65% homens e 35% mulheres. Nos últimos cinco anos, o Brasil tem registrado, anualmente, uma média de 40,6 mil casos.
Campanha
Anualmente, durante todo mês de dezembro, serão desenvolvidas atividades com participação dos gestores da área da saúde, educação, direitos humanos, e as demais autoridades conforme a demanda. Todas as atividades terão os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Entidades e instituições do movimento social organizado, organismos internacionais, órgãos governamentais e a Câmara Municipal de São Paulo também irão contribuir com as atividades.
Para chamar a atenção de toda a cidade os prédios públicos serão iluminados com luzes de cor vermelha, além da promoção de palestras e atividades educativas; a veiculação de campanhas de mídia; e a realização de eventos.
Esta será uma forma de intensificar as ações do dia 1° de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, já tradicional no Brasil e com apoio da ONU.
16385 1 de fevereiro de 106