Meio Ambiente: Comissão é barrada em vistoria de empreendimento irregular da JHSF no Morumbi
Comissão do Meio Ambiente suspeita de movimentação de terras e despejo de material inerte sem aprovação de órgãos de preservação ambiental
Motivada por uma denúncia feita pelos moradores locais na semana passada (01/09), os vereadores Aurélio Nomura e Gilberto Natalini, membros da Comissão do Meio Ambiente na Câmara Municipal de São Paulo, visitaram a área localizada no bairro do Morumbi, zona sul da Capital, com intuito de investigar in loco as denúncias. Elas se referem ao loteamento residencial de 51 casas, empreendimento pertencente à JHSF Participações S.A e Capri Administradora de Bens S.A.
Com a condição mínima de entrarem sem assessores e a imprensa, os vereadores foram barrados ao quererem vistoriar as obras do empreendimento. Ainda, com auxílio dos moradores entorno, a Comissão pode verificar que a ação, segundo o parecer técnico do Ministério Público do Estado de São Paulo, comete danos ambientais com a supressão de vegetação existente e intervenções em cursos d’água, que aparentemente foram modificados por desvios ou canalizações, em APP (Área de Proteção Permanente), onde está sendo construído o loteamento.
Segundo o parecer técnico de dezembro de 2013, emitido pelo Ministério Público Estadual e Promotoria da Justiça da capital, é recomendável o cancelamento das licenças em vigor e a suspensão do licenciamento ambiental da referida obra.
Na próxima terça-feira, às 11h, o membro da Comissão do Meio Ambiente, o vereador Aurélio Nomura, deve questionar às autoridades que participarão da reunião ordinária sobre o empreendimento irregular.
*Vereador Aurélio Nomura é membro da Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente