Corredor Verde
Avenida 23 de Maio ganhará Corredor Verde
A poluição visual que antes tomava conta da avenida 23 de Maio aos poucos dá espaço para um imponente jardim vertical. O programa Cidade Linda, implantado pelo prefeito João Doria deste o primeiro dia de sua gestão, mostra aos paulistanos que é possível viver em uma cidade mais harmônica e esteticamente agradável.
Anunciado em janeiro pelo prefeito João Doria, o programa Muros Verdes já começou a ser implantado na cidade. As plantas substituirão o grafite São Paulo Antiga, de Eduardo Kobra, que estava degradado devido a ação dos pichadores e a previsão é a de que as obras fiquem prontas em até 30 dias.
Aurélio Nomura, líder do governo na Câmara Municipal de São Paulo, defensor das questões relacionadas ao Meio Ambiente aprova o programa. “Este projeto é maravilho, além do embelezamento e valorização do espaço público ele diminui a poluição e melhora a qualidade do ar”, explica.
Compensação Ambiental
As mudas que irão compor o jardim vertical fazem parte de um termo de compensação ambiental (TCA) firmado em 2009 entre a Prefeitura de São Paulo e uma construtora que na ocasião, para poder derrubar as árvores e construir seu empreendimento, deveriam implantar quatro parques na capital.
Porém, em 2015, na gestão Fernando Haddad (PT), o acordo mudou. A empresa ficou responsável por instalar oito jardins verticais, em prédios particulares da região central. Uma parte chegou a ser feita ao longo do Elevado João Goulart, o Minhocão. O que faltava vai agora para a avenida 23 de Maio.
Os números do plantio de trepadeiras na Avenida 23 de Maio:
- 6 681 metros quadrados de muros
- 6 700 mudas de unhas de gato
- 2 255 metros de canteiros laterais
- 340 mudas de tumbergias
- 50 plantios de árvores