Vereador Aurélio Nomura participa do Movimento Contra o Lixão de Vila Jaguara
Desde 2013 parlamentar trabalha em defesa dos interesses do moradores do bairro, que lutam para impedir que uma estação de transbordo de resíduos sólidos seja instalada na região
Na manhã do último domingo (30 de agosto), o vereador Aurélio Nomura (PSDB) participou da Plenária do Instituto Ação e Cidadania, na Vila dos Remédios, região centro-oeste da cidade. Na pauta, a luta contra o lixão de Vila Jaguara e a demarcação de Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) na Revisão da Lei de Zoneamento.
O parlamentar apoia a luta do movimento contra o lixão desde 2013. Segundo ele, a Vila Jaguara será gravemente afetada caso a Prefeitura leve adiante a proposta de instalar na região uma Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos. O local foi escolhido em razão da proximidade com a Rodovia Anhanguera, o que reduziria os custos de viagens dos caminhões até o Aterro Sanitário de Caieiras. “A previsão da empresa é receber 2,5 mil toneladas de lixo por dia em 280 viagens, o que significa um caminhão de lixo a cada 5 minutos numa região onde o trânsito já está saturado”, reclama o parlamentar.
O vereador lembra que a única empresa beneficiada com a instalação de um lixão no bairro será a Logística Ambiental de São Paulo (Loga), concessionária da Prefeitura, que vai receber o lixo recolhido em domicílios para encaminhá-lo ao aterro sanitário. A área onde a Loga pretende instalar a estação de transbordo apresenta contaminação por orgânicos semivolateis, hidrocarbonetos totais e metais nas águas subterrâneas, segundo investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Áreas Contaminadas realizada pela Câmara Municipal de São Paulo entre abril de 2014 e fevereiro de 2015. Nomura foi o relator da CPI.
No domingo, enquanto discursava para mais de 500 pessoas na quadra do Colégio Nossa Senhora dos Remédios, o tucano defendeu a transformação da área destinada à Estação de Transbordo da Vila Jaguara em Zeis, além de novas demarcações de áreas para Habitação de Interesse Social na Vila Jaguara e Vila dos Remédios.
O vereador ainda se comprometeu em reforçar o calendário de luta do Movimento Contra o Lixão da Vila Jaguara. Batizado de “Setembro Limpo”, o conjunto de ações prevê aulas públicas e debates que vão explorar temas como a contaminação da garagem da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) e os riscos de implantação de moradia no local, a reabilitação do solo da área remanescente da Usina de Compostagem de Vila Leopoldina e a transformação da área da Loga em Zeis.