Sáude

Tabela nutricional nas escolas particulares pode virar lei

Vereador Aurélio Nomura tem mais um projeto aprovado na Comissão de Finanças

nutrição das crianças e dos adolescentes para que promova o crescimento adequado deve ser apropriada, saudávelbalanceada em quantidade e qualidade de nutrientes. Essa forma correta de alimentação que garante a saúde dos jovens é o que propõe o Projeto de Lei 510/2013, de autoria do vereador Aurélio Nomura, que torna obrigatório os estabelecimentos da rede particular de ensino a divulgação das informações nutricionais dos alimentos por eles fornecidos ou comercializados. O texto sugere também que o mesmo procedimento seja seguido pela rede municipal. O projeto foi aprovado nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, na Comissão de Finanças e Orçamento.

De acordo com pesquisadores americanos, a redução de 3 gramas de consumo diário de sal na adolescência reduz significativamente (de 30% a 40%) o risco de doenças cardíacas e derrames na idade adulta. Adolescentes que consomem menos sal têm outros benefícios quando chegam aos 50 anos: redução de 7% a 12% nas doenças coronarianas, 8% a 15% na incidência de ataques cardíacos, e de 5% a 8% na incidência de derrames, segundo dados apresentados pela Associação Americana do Coração, em Chicago.

De acordo com o vereador Aurélio Nomura a sanção do projeto é um ganho muito grande para a saúde da população. “A clareza na divulgação dos nutrientes possibilita que os jovens tenham conhecimento e saibam escolher a melhor refeição. Teremos como consequência adultos mais saudáveis”, explica o parlamentar.

Rolar para o topo