Vereador Aurélio Nomura se reúne com SIURB e moradores da Liberdade

Proposta da reunião tem objetivo de esclarecer à população sobre prazos e a necessidade de fazer intervenções nas ruas do bairro da Liberdade

liberdade_043-aNa manhã desta sexta-feira (09/05), o vereador Aurélio Nomura se reuniu com autoridades responsáveis pelas obras emergenciais nas ruas Galvão Bueno com a Rua São Joaquim e na Rua Dr. Siqueira Campos com a Rua Taguá. A proposta de uma reunião com as autoridades responsáveis e a comunidade local surgiu, segundo vereador, pelo alto número de reclamações e dúvidas sobre as intervenções viárias que estão incomodando os moradores e comerciantes locais.

Com grande participação da comunidade, o superintendente de Obras da Secretaria de Infraestrutura Urbana (SIURB), Michel Kange; o engenheiro responsável da SIURB, Roberto Keppler; o subprefeito da Sé, Alcides Amazonas; o gerente de Divisão da Sabesp-Sé, Luiz Carlos Trivianisk tentaram explicar o quadro problemático das obras e a dificuldade que órgãos da prefeitura têm de se comunicar antecipadamente com a comunidade. “A prefeitura é muito falha na comunicação”, confessa. “Temos tentado manter o diálogo aberto com a comunidade que sofre diretamente com as obras”, afirmou Kange.

O Conselheiro Participativo Estrangeiro da Sé, Cheung Kawai, também aproveitou para se manifestar diante da morosidade das obras e a falta de comunicação com os comerciantes e moradores das localidades mais afetadas. “Houve falta de planejamento para começar obras desse porte. Os lojistas não foram avisados que haveria uma obra; temos inundações, barulho o dia inteiro e o perigo de violência por falta de iluminação adequada próxima a essas obras”, cobrou o conselheiro.

Com o problema da violência relatado por Cheung Kawai, o vereador Aurélio Nomura sugeriu medidas mais imediatas de segurança municipal nos locais onde ocorrem as obras. “A PM poderia ficar mais próxima desses locais e evitar muitos crimes que podem ocorrer nas vielas estreitas e escuras; a ativação da operação delegada poderia garantir um pouco mais de segurança ao munícipe que frequenta o bairro”, observa.

Em resposta à argumentação do parlamentar, o representante da Subprefeitura da Sé, Fábio Canova, afirmou que irá levar ofícios solicitando o retorno da Operação Delegada para garantir mais segurança aos transeuntes.

Com relação às obras emergenciais, o superintendente da SIURB, Michel Kange, afirmou uma série de medidas para os locais. “A via da rua Galvão Bueno será liberada ainda essa semana, mas o problema ainda não está completamente resolvido; já na Dr. Siqueira Campos, o prazo para término é de dois meses”, concluiu.

Para minimizar os desencontros na comunicação, os engenheiros da SIURB, responsáveis pelas presentes obras, se mostraram dispostos à comunicarem o andamento de cada shaft (área especifica em uma construção onde às vezes passa-se várias tubulações aparentes) aos moradores e interessados. Os assessores do vereador Aurélio Nomura ficarão responsáveis por divulgar as informações sobre o progresso das galerias pluviais aos munícipes.

 

Rolar para o topo