Vereador vai ao Condephaat tratar do tombamento do Des Oiseaux
Arcos recentemente descobertos, similares aos da Bela Vista, reforçam o compromisso de preservar os remanescentes do antigo colégio
Ana Lanna, presidenta do Condephaat, afirmou na reunião hoje (30/09) com o vereador Aurélio Nomura e Célia Marcondes – conselheira da Sociedade dos Amigos, Moradores e Empreendedores do Bairro de Cerqueira César (Samorcc), que o Requerimento do parlamentar em conjunto com 22 vereadores pedindo o tombamento dos remanescentes do Colégio Des Oiseaux será apreciado pelo corpo técnico. Ana disse que se houver entendimento de novos elementos técnicos (a Samorcc protocolou pedido de tombamento das arcadas do muro) que viabilizem a abertura do processo o parecer será encaminhado para análise dos conselheiros.
O vereador Aurélio Nomura apresentou diversos argumentos para a preservação integral da área localizada na quadra do Distrito da Consolação (Parque Augusta), considerando a reivindicação da comunidade local. Para isso, ele citou os recursos repatriados da Suíça em razão de desvios da gestão municipal 1992-1996; a possível contribuição de melhoria a ser calculada pela Secretaria Municipal de Finanças; e ainda a verba arrecadada com a outorga onerosa dos 36 novos empreendimentos lançados nos últimos cinco anos no entorno do Parque Augusta.
O parlamentar argumentou, ainda, que o proprietário Armando Conde já solicitou à Prefeitura de São Paulo a análise de transferência do potencial construtivo da área, preservando assim suas características da ambiência local.
Célia Marcondes afirmou que as arcadas recentemente descobertas durante visita do Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Teixeira, em companhia dos vereadores membros da Frente Parlamentar da Sustentabilidade, merecem apreciação dos conselheiros daquele órgão preservacionista, considerando a similaridade com os Arcos da Avenida 23 de Maio- Bela Vista (conhecidos como Arcos do Jânio), na região central de São Paulo.
Durante a reunião também foram tratados aspectos relativos ao patrimônio imaterial e as diversas práticas e saberes populares que estão em processo de análise do Condephaat.